Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Segurado Especial

Novas Regras de Cadastro

Publicado por Kelly Carina Dreher
há 5 anos


Últimas alterações


O que é segurado especial?

A LEI 8.213/2001 denominou o segurado especial como sendo aquele que exerce atividade rural, em regime de economia familiar ou individualmente, ainda que eventualmente tenha ajuda de terceiros.

Importante destacar que em síntese, o segurado especial é o pequeno produtor, que produz para própria subsistência, ainda que consiga comercializar uma pequena parte da sua produção.

Esse segurado, em regra, possui a cobertura dos benefícios do INSS mesmo que ainda não realize nenhum recolhimento à previdência social.

Como comprovar o exercício rural?

Atualmente, para comprovar a qualidade de segurado especial, basta o início de prova documental, corroboradas por provas testemunhais.

Porém, em alteração dada pela Lei 13.846/2019, o segurado especial deverá até 30 de Junho de 2020, realizar o cadastro perante o INSS.

A forma de realização desse cadastro será definida pelo O Ministério da Economia que poderá firmar acordo de cooperação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com outros órgãos da administração pública federal, estadual, distrital e municipal para a manutenção e a gestão do sistema de cadastro

A partir de 2023 o cadastro no INSS será o único meio de comprovação da atividade rural.

A lei ainda dispõe que essa informação deverá ser amplamente divulgada por todos os meio de comunicação a todos cidadãos, para que alcance o pequeno produtor, e o mesmo possa realizar o cadastro e manter sua qualidade de segurado especial, garantindo todos os benefícios do INSS

Fonte: Lei 8.213/2001

  • Sobre o autorAdvogada e analista jurídica
  • Publicações13
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações70
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/segurado-especial/724722082

Informações relacionadas

Gevaerd e Benites Advogados, Advogado
Notíciashá 4 anos

Você sabe quem é o segurado especial?

Maximilliam Sales de Assis, Advogado
Artigoshá 2 anos

Segurado Especial

Calgaro Adv Associados, Advogado
Notíciashá 3 anos

INSS concede benefícios por depressão e ansiedade

Mariana Andrade de Queiroz, Advogado
Modelosano passado

Ação de Aposentadoria por Invalidez - Segurado Especial Rural

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)